Como apoiar

KOMPANHIA

Reflux - ARTE e TELECOMUNICAÇÃO

1990

O projeto reuniu uma longa série de eventos de arte em telecomunicações e uma de suas fases aconteceu durante a 21ª Bienal de São Paulo. Organizado e produzido pelo performer multimídia Artur Matuck, que naquele ano era artista visitante no Studio for Creative Inquiry, na Carnegie Mellon University (EUA), intencionava viabilizar uma conexão mundial de linguagem e arte por intermédio das mídias então existentes. Em uma época ainda sem o cotidiano da internet, tratava-se de uma nova forma de interconectar as pessoas.


No final dos anos 1980 e início da década de 1990 havia surgido uma multiplicidade de ações que usavam a transferência remota de documentos pela linha telefônica como expressão artística. O diretor Ricardo Karman foi convidado por Matuck para executar intervenções artísticas via fac-símile. A experiência incluiu três países (Estados Unidos, Dinamarca e Japão) e a difusão de imagens pelos recentes aparelhos de fax se deu pela antiga bitnet, espécie de avó da internet atual.


Uma sequência de trocas simultâneas à distância fornecia o exercício de fluxos e refluxos de códigos, protocolos, atitudes e informações. A rede atuava como um instrumento para a produção simbólica coletiva, que refletia a voz das comunidades participantes conectadas nos mesmos veículos de telecomunicações. Descentralizada, a proposta era justamente promover a coexistência em um espaço virtual e realizar atividades compartilhadas por meio de computador, videofone, slow-scan e fax.


Por esta última tecnologia, por exemplo, iam e chegavam conteúdos como poemas, questões relacionadas à ciência e arte. Da Dinamarca veio um vestido de noiva decomposto em diversas folhas e a peça foi montada para vestir uma performer. Em sua interferência, Karman utilizou um videofone para transmitir cenas e textos. Como existia delay no processamento e envio dos dados, gerando atrasos de segundos, diferentes expressões faciais do encenador eram captadas e encaminhadas, o que produzia um efeito curioso para quem as recebia.

KOMPANHIA

04.07.1989

Kompanhia do Centro da Terra

KOMPANHIA

525 Linhas 1989

525 Linhas

KOMPANHIA

O Santo e a Porca 1991 e 2002

O Santo e a Porca

KOMPANHIA

Viagem ao Centro da Terra 1992

Viagem ao Centro da Terra

KOMPANHIA

A Grande Viagem de Merlin 1995

A Grande Viagem de Merlin

KOMPANHIA

2001

Teatro do centro da terra

KOMPANHIA

2005

sobre-viventes

KOMPANHIA

2005

I Mostra de drama­turgia

KOMPANHIA

2005 a 2016

O Ilha do Tesouro

KOMPANHIA

2007

O Kronoscópio

KOMPANHIA

2007

Pneuma

KOMPANHIA

2010

Teatrokê

KOMPANHIA

2010

Aguáh - Billings

KOMPANHIA

2011

biliri e o pote vazio

KOMPANHIA

2010 a 2014

Sarau Noites na Taverna

KOMPANHIA

OVONO 2016

OVONO