Ingressos Como apoiar

MÚSICA

Larissa Conforto: Àiyé

Larissa Conforto: Àiyé

05, 12,19 e 26.11.18: segundas às 20h


Musicista fortemente presente e agregadora da cena musical independente, Larissa Conforto propõe experimentar ao vivo as ideias e conceitos de seu trabalho autoral em uma temporada de apresentações no Centro da Terra. Nomeada ÀIYÉ, a nova faceta musical da baterista será criada coletivamente em apresentações temáticas inspiradas em cada fase da lua e terá variadas participações especiais. 


A baterista Larissa Conforto ganhou fama ao participar da banda Ventre, que tocou na última edição do Lollapalooza Brasil e, atualmente, está em hiato. Com o power trio carioca, ela passou por palcos dos principais festivais do país. Dentre as muitas contribuições e parcerias, a artista também se dedica à nova turnê de Paulinho Moska, onde assume as baquetas e recentemente passou com Vitor Brauer (Lupe de Lupe) por mais de 10 estados em uma turnê de 30 datas.


Tudo se reinventa em ÀIYÉ, que significa "terra" em iorubá. O objetivo nesse projeto de experimentação coletiva é transpor a energia sutil de cada fase da lua em noites especiais inspiradas pela umbanda, ancestralidade, astrologia, tarot e pelo sagrado feminino.


"Esse projeto de segundas-feiras tem um teor bem experimental. A ideia é que o espetáculo se construa nele mesmo, como uma investigação imediata, uma fração do processo criativo antes de chegar no produto artístico finalizado e lapidado. Então eu estou propondo temas e conceitos costurados em uma narrativa com início, meio e fim, inspirados na lua que estará vigente no dia de cada apresentação. Os convidados vão improvisar comigo dentro dessas ideias", explica Larissa.


No dia 05, com inspiração na lua nova, os sons serão mais instintivos e obscuros e Larissa dividirá palco com Desireé Marantes (Harmônicos do Universo / Hérnia de Discos), Luccas Villela e Lucas Theodoro (ambos da E a Terra Nunca me Pareceu tão Distante). Os convidados vão revezar entre os synths, violino, duas baterias, baixo e guitarras, criando camadas instrumentais com pedais de efeito e loop.


No dia 12, motivadas pela lua crescente e seus movimentos de transformação, ela compartilhará uma noite jazzística com influência da música latina com Guilherme Marques, do selo Cantores Del Mundo e produtor dos discos de BEL e Biltre. Num formato piano e bateria, eles improvisarão sobre samples de cantos religiosos.


Já no dia 19, sob a lua cheia, Larissa trará a força da mulher em performances poéticas e de slam por  Raissa Soares, Lana Soares e Elis Menezes (Obinrin Trio), Helena Maria, GALI e Luiza Lian. Serão percussão e vozes entoando luta. "Essa data é exatamente entre o Dia da luta contra a violência à mulher e o feriado de Zumbi. É pra falar da luta, da resistência, da força que se amplifica quando aprendemos a conviver e partilhar", compartilha Larissa.


No dia 26, acontece o fechamento do ciclo que tem como foco a lua minguante. Os tons eletrônicos dominarão o palco com Luisa Pereira (INKY) e Guilherme Assis (Barro, Projeto Sal). Em um formato totalmente eletrônico, eles improvisarão em cima de sons da lua captados pela NASA.


LARISSA CONFORTO

Formada em Produção Fonográfica com especialização em Música e Negócios, Larissa Conforto atua como baterista há 14 anos no eixo Rio/São Paulo.


Entre 2009 e 2013 dedicou-se ao trabalho de produção artística na gravadora Biscoito Fino, foi A&R na gravadora Deckdisc e coordenadora artística na fábrica de discos Polysom.


Em 2013 fundou o trio Ventre, atuando como baterista e produtora até o início de 2018.


Em 2015 acompanhou o compositor Marcelo Yuka nas gravações de seu álbum solo e o cantor e guitarrista uruguaio Miguel Bestard em rodas de jazz e blues e também em um tributo ao álbum "Grace", de Jeff Buckley, enquanto administrava o estúdio e casa de shows Polo Norte, na zona norte do Rio, onde lecionou bateria por dois anos e desenvolveu seu método: "Bateria intuitiva para mulheres poderosas", entre outras oficinas de ritmo e musicalização.


Em 2017 acompanhou a cantora Tiê no lançamento do seu álbum "Gaya" e integrou o espetáculo "Pethit canta Patti Smith", do cantor Thiago Pethit. Atualmente, integra a banda dos artistas Paulinho Moska e Bel Baroni, além de ser parte das bandas Xóõ e do Duo Tretas. Atua como produtora cultural e baterista freelancer, é voluntária no projeto Girls Rock Camp Brasil, sócia do ponto cultural MOTIM, e colaboradora na produtora SÊLA e no selo Balaclava Records.

MÚSICA

FELIPE VAQUEIRO: DANDO NOME AOS BOIS 01.04.24, segunda às 20h

FELIPE VAQUEIRO: DANDO NOME AOS BOIS

DANÇA

PRETO VIDAL: TERROR NOTURNO 04 e 05.04.24, quinta e sexta às 20h

PRETO VIDAL: TERROR NOTURNO

MÚSICA

RODRIGO CAMPOS, ROMULO FRÓES E THIAGO FRANÇA: 3 NA RIBANCEIRA 08, 15, 22 e 29.04.24, segundas às 20h

RODRIGO CAMPOS, ROMULO FRÓES E THIAGO FRANÇA: 3 NA RIBANCEIRA

MÚSICA

MÚSICA DE SELVAGEM: CRU/COZIDO 09.04.24, terça às 20h

MÚSICA DE SELVAGEM: CRU/COZIDO

DANÇA

NINA GIOVELLI: CLIMÃO 11 e 12.04.24, quinta e sexta às 20h

NINA GIOVELLI: CLIMÃO

MÚSICA

JULIANA PERDIGÃO: FRAGA? 16.04.24, terça às 20h

JULIANA PERDIGÃO: FRAGA?

MÚSICA

SOLEDAD: DESTERROS 30.04.24, terça às 20h

SOLEDAD: DESTERROS