Ingressos Como apoiar

MÚSICA

ALESSANDRA LEÃO E RAFA BARRETO: PUNHAL DE PRATA

ALESSANDRA LEÃO E RAFA BARRETO: PUNHAL DE PRATA

18 e 25.04.23, terças às 20h

O show Punhal de Prata, dos músicos Alessandra Leão (PE) e Rafa Barreto (SP) revisita, no Centro da Terra, a obra de artistas como: Alceu Valença, Cátia de França, Amelinha e Ave Sangria, lançada na década de 70, em meio à psicodelia do cenário Udigrudi pernambucano paraibano. 


Esse show, que estreou em 2014 e reestreia agora, em 2023, com novos arranjos e sonoridades, marca a primeira parceria entre a pernambucana Alessandra Leão e o paulistano Rafa Barreto, músicos e compositores, que aqui nesse projeto, se debruçam sobre um repertório consagrado. A voz de Alessandra, ao invés de polimento e suavidade grita uma aspereza que se enlaça à guitarra “invertida” e cortante de Rafa Barreto, além de samples, vozes e ruídos; criando um diálogo profundo com o período profundamente transformador da música.


Compositora, cantora, percussionista e produtora musical, Alessandra Leão tem nove discos lançados. Foi indicada ao Grammy Latino, ao Prêmio da Música Brasileira e ao WME; e recebeu o Prêmio Grão de Música, pelo conjunto da sua obra. Começou na música como uma das integrantes/fundadoras da banda Comadre Fulorzinha, ao lado de musicistas como Karina Buhr e Isaar, no final da década de 1990, em meio a efervescência do movimento Mangue Beat. Em 2006, iniciou sua carreira solo com CD "Brinquedo de Tambor", em 2009, lançou o CD "Dois Cordões" e mais recentemente “Macumbas e Catimbós”, indicado ao Grammy Latino 2019. Faz parte de sua discografia a trilogia de EPs "Língua": composta pelos EPs “Pedra de Sal” (2014), “Aço” (2015) e “Língua” (2015) e os projetos: “Folia de Santo” (2008) e “Guerreiras - Trilha Sonora Original” (2010). E lançou recentemente seu 9° disco: ACESA, aprovado pelo Programa Rumos, do Itaú Cultural.


Em 25 anos de carreira, Alessandra Leão atuou ao lado de importantes músicos e compôs com parceiros como Chico César, Kiko Dinucci, Juçara Marçal, Juliano Holanda, Caçapa, Lívia Mattos, Siba, Arthur de Faria e Dani Nega. Já se apresentou no Brasil e em países da Europa, América Latina e América do Norte. Ministra aulas de voz e de ilu (tambor usado nos terreiros de Xangô e Jurema em Pernambuco) e é curimbeira da Casa de Umbanda Pai João da Ronda - Terreiro Recanto Quiguiriçá.

MÚSICA

LUIZA BRINA: APRENDENDO A REZAR - UMA INCURSÃO AO CENTRO DA TERRA 04, 11, 18 e 25.03.24, segundas às 20h

LUIZA BRINA: APRENDENDO A REZAR - UMA INCURSÃO AO CENTRO DA TERRA

MÚSICA

JULIANO ABRAMOVAY: AMAZONON 05.03.24, terça às 20h

JULIANO ABRAMOVAY: AMAZONON

DANÇA

MARIA BASULTO: SUSCETÍVEL - UMA DANÇA-PALESTRA SOBRE ATRAVESSAMENTOS E ARRANJOS 07, 08, 14 e 15.03.24, quintas e sextas às 20h

MARIA BASULTO: SUSCETÍVEL - UMA DANÇA-PALESTRA SOBRE ATRAVESSAMENTOS E ARRANJOS

MÚSICA

TORI + PEDRO FONTE: O INSTANTE DO DERRETIMENTO 12.03.24, terça às 20h

TORI + PEDRO FONTE: O INSTANTE DO DERRETIMENTO

MÚSICA

USHAN: AO REDOR DA LUA 19.03.24, terça às 20h

USHAN: AO REDOR DA LUA

MÚSICA

MANDA CONTI:  UM SEGREDO MEU 26.03.24, terça às 20h

MANDA CONTI: UM SEGREDO MEU