Como apoiar

KOMPANHIA

OVONO

OVONO

2016

crítica Fernando Pivotto | Aplauso Brasil


Gênero não muito comum no teatro, a ficção científica criada pelo diretor Ricardo Karman continha aspectos visionários. Em registro irônico, se inspirava na corrida espacial dos anos 1960 e 1970, no mítico longa-metragem 2001 - Uma Odisseia no Espaço (Stanley Kubrick, 1968) e no livro bíblico Gênesis. O texto sinalizava uma utopia que, de certa forma, não se concretizou. Se no passado havia um sentimento de orgulho da inteligência humana, das conquistas tecnológicas e da exploração espacial, meio século depois o destino imaginado se revelou um modelo de desenvolvimento insustentável.


Nesta parábola, montada no Centro Cultural Banco do Brasil (SP), o osso que havia sido arremessado para o alto pelo macaco do filme, numa alusão a um amanhã promissor da humanidade, retornava e ameaçava causar graves estragos no planeta. Efetivamente, os avanços concretos que potencializaram a autoestima do homem acabaram não trazendo o ansiado upgrade civilizatório. 


O espetáculo tinha como espinha dorsal forjar uma reflexão bem humorada sobre essa degeneração das expectativas. Dois conflitos dramáticos duelavam no palco. Um deles fazia a apologia do progresso, queria manter o osso flutuando no espaço e acreditava na evolução permanente dos mortais. O outro negava que o gênero humano conseguiria derrotar seus problemas e apostava na queda do objeto.


Ovono, nome do computador que batiza a peça e inverte a expressão “o novo”, é uma inteligência artificial que endossa a primeira corrente de pensamento. No entanto, diferentemente da máquina HAL 9000 da nave de Kubrick, este cérebro cada vez mais pensante e com sentimentos humanos, adquiriu fé naquela estrutura lançada pelo chimpanzé. O osso seria o seu “pai”, a razão única de sua existência. Ele não acreditava que aquilo que estava em rota de colisão com a Terra pudesse mesmo destruí-la.


A complexidade do trabalho devia-se ao fato de a ação acontecer dentro de uma enorme esfera inflável transparente, mantida por insufladores de ar permanentemente ligados, que ocupava todo o nicho cênico e abrigava em seu interior uma calota semi-esférica com retroprojeção. O fundo côncavo do globo servia de suporte para os vídeo-projeções que ambientavam as cenas.


Esta bolha transparente dava a dimensão futurista da história e incrementava esteticamente a encenação. Só foi possível materializá-la após a transposição de um sem número de dificuldades técnicas. Os atores, por sua vez, precisaram dublar e contracenar com personagens-vídeo, desenvolvidos e animados eletronicamente que ganhavam vida ao serem projetados na referida calota. A coordenação das mídias - som, luz e os diversos projetores de video - era efetuada por um sofisticado equipamento utilizado só em grandes eventos e shows de rock da época. Criava-se assim uma dinâmica cênica que entrelaçava o real e o virtual, uma das marcas registradas da Kompanhia do Centro da Terra.


A obra não se perdia em discussões e digressões científicas. O roteiro transcorria de maneira simples, regado a forte teatralidade. Curiosamente, antecipava um futuro que vingaria alguns anos depois. Se no enredo uma personagem sofria modificação genética, nos tempos da pandemia de coronavirus circulou suposições de que o vírus da covid-19 teria sido cientificamente adulterado. O script também prenunciava os terraplanistas contemporâneos, personificados logo no início em um mosaico de imagens da terra plana. Havia, ainda, a figura de um Messias, defensor do “regressismo", movimento filosófico de sua autoria espelhada na expressão "ordem e regresso” da bandeira nacional. Alguém pensou em Bolsonaro?


Três singularidades norteavam a trama: manipulação genética, nanotecnologia e inteligência artificial. A primeira era representada por uma criança amputada do seu instinto de auto preservação, o que a estigmatizava como uma terrorista perfeita. A segunda existia figurativamente em uma mini bomba atômica de fácil transporte e esconderijo. Por fim, a terceira tinha Ovono como símbolo. Na última sequência o mundo estava em processo de decomposição. Em surpreendente efeito teatral, a bolha inflável se enchia de fumaça e explodia, desabando sobre a plateia. A distopia se concretizava. O elenco não voltava para os aplausos finais. Aturdido, o público parecia abandonado à própria sorte.


FICHA TÉCNICA

Texto e direção geral: Ricardo Karman

Diretor de animação e vídeo: Amir Admoni

Diretor de projeto multimídia: Tito Sabatini

Elenco: Gustavo Vaz, Paula Arruda, Paula Spinelli, Fábio Herford, Bruno Ribeiro e César Brasil

Participação/vídeos: Lulu Pavarin, Vivian Bertocco, Beatriz Bianco e Vivian Vineyard

Assistência de direção: Bernardo Galegale

Figurino: José de Anchieta

Iluminação: Domingos Quintiliano

Cenografia: Ricardo Karman

Dramaturgista: Rui Condeixa Xavier

Projeto e consultoria de inflável: Otávio Donasci

Consultor de imagem: Hugo Mendes e Damian Campos

Equipe de suporte de projeção: Angelo Bag, Damian Campos e Hugo Rodrigues

Trilha sonora: Raul Teixeira e Rodrigo Florentino

Operação de som: Rodrigo Florientino

Operação de luz e vídeo: Leonardo Patrevita

Animação: Amir Admoni e Fabrício Melo

Rigging / verme: Leonardo Cadaval

Animação verme: Diego Souza

Videorreportagem: César Brasil

Assistente de iluminação para montagem: Marcos Rogério Fávero e Vinícius Requena

Adereços: Marcela Donato, Paulo Galvão, Josué Torres

Consultoria visagismo: Duda Marcondes

Contrarregra: César Brasil, Bruno Ribeiro e Moises Saron Lopes

Costureira: Lande Figurinos

Confecção de inflável: Juanito Cusicanki

Fabricação da calota: Marcelo Carlos da Macplast

Coordenação de produção e produção executiva: Vivian Vineyard

Administração: Norma Lyds e Emerson Mostacco

Projeto gráfico: Keren Ora Karman

Fotografia: Leekyung Kim

Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação

Idealização: Kompanhia do Centro da Terra

Realização: Centro Cultural Banco do Brasil

Patrocínio: Banco do Brasil

Copatrocínio: Sabesp

KOMPANHIA

04.07.1989

Kompanhia do Centro da Terra

KOMPANHIA

525 Linhas 1989

525 Linhas

KOMPANHIA

O Santo e a Porca 1991 e 2002

O Santo e a Porca

KOMPANHIA

Viagem ao Centro da Terra 1992

Viagem ao Centro da Terra

KOMPANHIA

A Grande Viagem de Merlin 1995

A Grande Viagem de Merlin

KOMPANHIA

2001

Teatro do centro da terra

KOMPANHIA

2005

sobre-viventes

KOMPANHIA

2005

I Mostra de drama­turgia

KOMPANHIA

2005 a 2016

O Ilha do Tesouro

KOMPANHIA

2007

O Kronoscópio

KOMPANHIA

2007

Pneuma

KOMPANHIA

2010

Teatrokê

KOMPANHIA

2010

Aguáh - Billings

KOMPANHIA

2011

biliri e o pote vazio

KOMPANHIA

2010 a 2014

Sarau Noites na Taverna