Como apoiar

KOMPANHIA

I Circuito Centro da Terra de artes cênicas

2002

O Circuito é uma cartografia das atres cênicas contemporâneas brasileiras com curadoria de Renato Cohen e Ricardo Karman.


Doze grupos de teatro, performance e dança vindos de todo o país participarão do projeto:

Boa Companhia (SP), CiaSenhas de Teatro (PR), Cordex (SP), Corpos Informáticos (DF), Experimento I (MG), Imbuaça (SE), Lume (SP), Marcelo Gabriel (MG), Neo Tao (SP), Otávio Donasci (SP), Stravaganza (RS) e Teatro da Passagem (RJ).

“Esta circunstância de aproximar os diversos Brasis através das artes cênicas, intrinsecamente presente neste Circuito, faz o teatro adquirir súbita força gravitacional, atraindo para um mesmo lugar, num mesmo tempo, cultura brasileira contemporânea produzida nos diversos laboratórios de investigação artística do país, além de profissionais, pesquisadores e espectadores novos.


Durante 105 dias se discutirá no Centro da Terra teatro, dança, performance, ritualizações do corpo, hibridizações de linguagem, virtualidades, técnicas de atuação, novas sintaxes e nova mídia. Evento de grande importância para um espaço independente e não institucional que está completando um ano de vida.


O Circuito é um rizoma com conexões e níveis de relação não hierarquizados (coordenados, hipertextuais). Conexões com diversas regionalidades nacionais e relações biunívocas entre elas, sem valoração. Não há, também, primeiro colocado, premiação, jurados, mostra oficial ou paralela; há exposição, deslocamento, fluxo e derivas. Todos interferem na rede, os grupos, os debatedores, o público, os estudantes, os pedagogos, os patrocinadores, a mídia, o teatro e seu espaço.”Ricardo Karman


“O I Circuito Centro da Terra de Artes Cênicas constitui-se de cartografia sobre a cena contemporânea brasileira, agregando doze grupos de investigação oriundos de sete estados brasileiros.


Como eixo curatorial são consideradas as linhas de pesquisa: Corpo e Antropologia, Linguagens Híbridas e Performance e Tecnologia com foco nas discussões entre cena e linguagem, na prdução de novas narrativas e no uso de suportes que vão do corpo ritual à mediação tecnológica.


A presença de grupos de diversas regionalidades brasileiras, em São Paulo, busca também instaurar um diálogo entre os modos e acentos culturais locais e os modos universais da cena, entre o código da “brasilidade”e as complexidades sígnicas da contemporaneidade. Corpo mãe, corpo brasilis, corpo sem órgãos, corpo estendido na rede, são algumas figurações desse I Circuito. Nesse embate, estão convidados também, para debates e workshops, criadores de diversos núcleos, importante presença nessas discussões.” Renato Cohen


COMPANHIA DE DANÇA BURRA
BELO HORIZONTE – MG
A cada dia nos alegramos de continuar vivendo e já estarmos mortos


TEATRO DA PASSAGEM
RIO DE JANEIRO – RJ
Insônia


EXPERIMENTO I
BELO HORIZONTE – MG
Experimento I


BOA COMPANHIA
CAMPINAS – SP
Josefina, a Cantora ou O Povo dos Rato
Primus


CIASENHAS DE TEATRO
CURITIBA – PR
Devorateme


IMBUAÇA
ARACAJU – SE
Banquete dos Sonhos


LUME
CAMPINAS – SP
La Scarpetta
Cnossos
Um Dia…


STRAVAGANZA
PORTO ALEGRE – RS
Como Vivem os Mortos


CORDEX
CAMPINAS – SP
As Suplicantes


NEO TAO
CAMPINAS – SP
CicloTAOro – Espelho Virtual


CORPOS INFORMÁTICOS
BRASÍLIA – DF
Performance em Telepresença: macula@corpos


OTÁVIO DONASCI
SÃO PAULO – SP
Cabaret Videocriaturas

KOMPANHIA

04.07.1989

Kompanhia do Centro da Terra

KOMPANHIA

525 Linhas 1989

525 Linhas

KOMPANHIA

O Santo e a Porca 1991 e 2002

O Santo e a Porca

KOMPANHIA

Viagem ao Centro da Terra 1992

Viagem ao Centro da Terra

KOMPANHIA

A Grande Viagem de Merlin 1995

A Grande Viagem de Merlin

KOMPANHIA

2001

Teatro do centro da terra

KOMPANHIA

2005

sobre-viventes

KOMPANHIA

2005

I Mostra de drama­turgia

KOMPANHIA

2005 a 2016

O Ilha do Tesouro

KOMPANHIA

2007

O Kronoscópio

KOMPANHIA

2007

Pneuma

KOMPANHIA

2010

Teatrokê

KOMPANHIA

2010

Aguáh - Billings

KOMPANHIA

2011

biliri e o pote vazio

KOMPANHIA

2010 a 2014

Sarau Noites na Taverna

KOMPANHIA

OVONO 2016

OVONO