Ingressos Como apoiar

INFANTIL

a prince­sa Jia

17 e 18.04.10

O I Festival Centro da Terra Para Crianças acontece entre os dias 3 de abril e 2 de maio, sempre aos sábados e domingos, às 16 horas, com entrada franca. O projeto – viabilizado por meio do projeto Caixa Cultural da Caixa Econômica Federal – apresenta uma programação voltada para crianças de 3 a 12 anos, formada por espetáculos de cinco renomados grupos paulistanos. O Festival foi idealizado pela Kompanhia do Centro da Terra com curadoria de Luiza Jorge.

A cada fim de semana entra em cartaz uma montagem diferente, totalizando 10 apresentações gratuitas, respectivamente: O Ilha do Tesouro (da Kompanhia do Centro da Terra), Assembléia dos Bichos (Bendita Trupe), A Princesa Jia (As Meninas do Conto), Inzôonia (Cia. Circo de Bonecos) e O Flautista de Hamelin (Circo Teatro Musical Furunfunfum).

Antes de cada espetáculo – às 15 horas – a escola de artes infantil Grão do Centro da Terra ministra uma Oficina de Artes (também grátis), inspirada no tema abordado pela montagem, e, após as sessões, um bate papo entre atores e público presente fecha a programação do dia.

Atenção: Sujeito à lotação do teatro

A Princesa Jia

Com As Meninas do Conto

Inspirado em conto de Luís da Câmara Cascudo

Direção, cenário, produção e figurino: As Meninas do Conto

Supervisão artística: Eric Nowinski

Elenco: Danielle Barros, Vivian Bertocco e Débora Carolyne

Percussão: Cris Bosch

Iluminação: Eric Nowinski

Fotografia: Flavio de Moraes

Duração: 50 min – Classificação etária: 4 anos

O enredo de A Princesa Jia – primeira montagem do grupo As Meninas do Conto – apresenta um casal que tinha três filhos em idade de começar a trabalhar. Os rapazes partem em busca de caminhos diferentes: José e Pedro se instalam em uma cidade vizinha procurando se arranjar, mas João, o caçula, vai parar em um velho e feio castelo onde mora uma jia (sapa) gorda e melequenta. Porém, o jovem não poderia imaginar que essa sapa era, na verdade, uma linda princesa a espera do desencantamento.

O grupo se propôs a trabalhar com o texto de Luís da Câmara Cascudo mantendo uma pesquisa que já realiza há anos sobre a figura do contador de história, alternando narração e dramatização. Para isso, realizou algumas adaptações no texto original, mantendo a narração como forma de condução do espetáculo.

Formado, em 1995, pelas atrizes Kika Antunes e Simone Grande, o grupo As Meninas do Conto pesquisa as narrativas que fazem parte do imaginário popular, desenvolvendo uma forma própria de criação teatral a partir dos contos populares. Em 2002, ano em que esteou os espetáculos A Princesa Jia e Porque o Mar Tanto Chora, o grupo recebeu o Grande Prêmio da Crítica da APCA, na categoria teatro infantil. O grupo foi contemplado com diversos prêmios: Porque o Mar Tanto Chora (Panamco 2002 para melhor figurino, atriz e espetáculo); As Velhas Fiandeiras (APCA 2004 de melhor espetáculo infantil e Coca-Cola Femsa de melhor espetáculo, texto e música; e Papagaio Real (várias indicações ao Prêmio Coca-Cola Femsa 2005). Foi contemplado duas vezes pela Lei Municipal de Fomento ao Teatro (2006 e 2007); recebeu o Incentivo do Programa de Ação Cultural do Estado de SP nos módulos de circulação (Porque o Mar Tanto Chora) e Produção (Se Essa História Fosse Minha), além de patrocínio das empresas Usiminas e Cosipa para a realização do projeto Quem Quiser Que Conte Outra.

MÚSICA

FELIPE VAQUEIRO: DANDO NOME AOS BOIS 01.04.24, segunda às 20h

FELIPE VAQUEIRO: DANDO NOME AOS BOIS

DANÇA

PRETO VIDAL: TERROR NOTURNO 04 e 05.04.24, quinta e sexta às 20h

PRETO VIDAL: TERROR NOTURNO

MÚSICA

RODRIGO CAMPOS, ROMULO FRÓES E THIAGO FRANÇA: 3 NA RIBANCEIRA 08, 15, 22 e 29.04.24, segundas às 20h

RODRIGO CAMPOS, ROMULO FRÓES E THIAGO FRANÇA: 3 NA RIBANCEIRA

MÚSICA

MÚSICA DE SELVAGEM: CRU/COZIDO 09.04.24, terça às 20h

MÚSICA DE SELVAGEM: CRU/COZIDO

DANÇA

NINA GIOVELLI: CLIMÃO 11 e 12.04.24, quinta e sexta às 20h

NINA GIOVELLI: CLIMÃO

MÚSICA

JULIANA PERDIGÃO: FRAGA? 16.04.24, terça às 20h

JULIANA PERDIGÃO: FRAGA?

MÚSICA

SOLEDAD: DESTERROS 30.04.24, terça às 20h

SOLEDAD: DESTERROS